14 de maio de 2014

O surf é um dos principais fomentadores do desenvolvimento turístico da região do Cabo de Santa Marta, atraindo a partir dos anos 70, um grande contingente de praticantes de diversas regiões do Brasil que passaram a desbravar este litoral em busca das excelentes condições encontradas. No desejo de registrar em imagens a presença marcante do surf nas praias do Farol, no m6es de maio tive a honra de poder apresentar as ondas do Farol de Santa Marta para um dos meus ídolos de infância: o surfista profissional Fábio Gouveia.



A ideia de ter um surfista de alto calibre no filme para garantir uma performance estilosa nas ondas e assim incrementar a qualidade das cenas de surf nas praias do Farol, se juntou ao desejo de participar manifestado por Gouveia, que, para a minha surpresa, já ouvura falar muito mas ainda não conhecia o Farol e suas ondas, apesar de residir há tantos anos em Santa Catarina.




Planejar uma filmagem de surf é sempre um desafio, pois envolve uma logística de produção sempre a mercê dos humores da natureza, onde a busca por conciliar boas ondas, com cenários fotogênicos nunca é garantida. Mas na companhia de um talentoso e experiente cinegrafista de surf como Pietro França, e do colega de outras produções Antonio Zanella, além da presença de um grande surfista como Gouveia, a captação de imagens foi muito bem-sucedida, com cenas de ação e natureza que certamente serão aproveitadas no corte final do filme.


Em seu primeiro contato com o clima rústico das praias do Farol, Fabinho curtiu o visual e destacou o clima de "surfari" que a exploração das praias da região ainda conserva. Acompanhados dos surfistas locais de Jaguaruna,  Thiago Jacaré, André Paulista e Marcos Cabral, além da presença de Guilherme e Gustavo Zanella (irmãos do Antonio), as sessões de surf rolaram num clima de diversão e confraternização, culminando com um animado churrasco onde pudemos conferir alguns takes gravados ao longo do dia.


Muito legal também poder conferir de perto o carisma do mestre Gouveia, que foi reconhecido, abordado e saudado por onde passou, tendo que parar tirar fotos com fãs em todas as praias visitadas. Munido de sua câmera, o sempre descontraído Fabinho também gravou suas impressões sobre a trip para o seu programa "RaiÊite 100 Tripé" no canal Woohoo e conquistou a todos com sua simplicidade e simpatia durante todos os momentos da viagem.