10 de agosto de 2014


A segunda semana de agosto foi dedicada ao registro de imagens de natureza para compor o conteúdo do documentário A Pedra e o Farol, num passeio que rendeu belos momentos no litoral de Jaguaruna e Laguna - como mostram estes frames capturados pelo cinegrafista Rafael Ribeiro.


O dia frio de inverno começou iluminado pelo nascer do sol no mar da praia do Arroio Corrente em Jaguaruna de onde seguimos em direção ao norte  pela precária estrada litorânea de chão batido no intuito de registrar as paisagens encontradas nos pequenos balneários que hoje ocupam as antes virgens cadeias de dunas.


O cenário de desolação que buscavamos foi ressaltado pelo aspecto abandonado de loteamentos como o de Nova Camboriú, hoje objeto de uma ação de embargo por estar localizado em área de dunas e absurdamente próximo a dois sambaquis. Assim, o cenário era de umas poucas casas, com dunas tomando de volta o espaço das ruas construídas, num espaço com extensas dunas e pequenas lagoas naturais que batizamos de "lençois jaguarunenses".

Chegando à Barra do Camacho na divisa com o município de Laguna, registramos as tradicionais atividades dos pescadores artesanais, que passam horas sobre os molhes de pedra lançando suas tarrafas na saída da lagoa para o mar, neste tradicional reduto pesqueiro da região.


Já no início da tarde, na região do Farol de Santa Marta, fomos brindados com a passagem de baleias francas pela Prainha e pela praia do Cardoso, num espetáculo da natureza proporcionado por estes mamiferos que visitam o litoral catarinense nesta época do ano.


A noite, o desafio foi tentar capturar toda a beleza de um céu limpo e estrelado em um time-lapse na praia de mar aberto em Jaguaruna, escolhendo como referência terrestre as ruinas do clube Mariscão.

O dia seguinte rendeu ainda imagens de ação em uma sessão de surf com vento terral na Praia da Cigana, além do registro da pesca com golfinhos na Barra de Laguna, finalizando com um registro das três pontes na BR-101 com o Farol, completando um roteiro repleto de belezas naturais.