04 de setembro de 2014
 

O bombeiro e mergulhador Carlos Alberto Martins, mais conhecido como Beto Cavalo, é um dos maiores conhecedores das riquezas submersas da Pedra do Campo Bom (Laje da Jagua), que visita com frequencia para praticar a caça submarina, muito antes do surgimento do surf de tow-in no local.

Ele nos recebeu em sua casa na beira do Canal da Barra em Laguna, de onde sai periodicamente com suas embarcações - batizadas de Parcel I e Parcel II - para mergulhar ou guiar passeios com grupos de pescadores amadores, que vem de diversas regiões do país para conhecer a fauna marinha no entorno do Cabo de Santa Marta.



Seus relatos ajudam a contextualizar a situação da pesca atual na região e compõem uma rica descrição que contempla às diversas ocorrências marítimas em que se envolveu, como o resgate a mergulhadores e pescadores em apuros na laje, a captura de grandes garoupas e olhetes nas montanhas submersas do parcel, além de sua atuação no suporte e segurança dos surfistas que participaram das duas edições do campeonato de ondas gandes no local.

Conhecido por sua coragem e disposição, Beto também revelou detalhes sobre a incrível operação de desencalhe de uma baleia franca que ficou presa nas areias do canal, próximo a sua casa. Ao final da conversa, embarcamos em sua lancha e fizemos o percurso de poucos minutos de sua casa até os molhes da Barra da Laguna, o que permitiu registrar detalhes da geografia da região.

Beto capturando uma garoupa la laje da Jagua